
O morango, uma das frutas preferidas da população, teve sua origem na Europa, mas hoje é cultivado em várias outras partes do mundo. É um alimento delicado, saboroso e versátil, o que permite sua utilização como entrada, prato principal, bebida ou sobremesa. Encontramos o morango em sucos, sorvetes, recheios, coberturas, geleias, compotas, tortas, mousse, flans, gelatina, caldas, entre outros.
Você sabe qual é o verdadeiro fruto do morangueiro?
A parte que consumimos do morango é conhecida como pseudofruto, pois assim como a maçã, o caju e a pera, a parte carnosa e suculenta não é originada do ovário da flor.

Quando falamos em fruto, nos referimos ao ovário da planta fecundado e desenvolvido. Já o pseudofruto é um órgão da planta que não é originado do ovário, mas sim de outro órgão da planta.
O verdadeiro fruto do morangueiro é aquele pontinho amarelo que chamamos de “sementinha”. No caso do morango, o pseudofruto é também chamado de infrutescência. Por isso quando consumimos um morango, estamos consumindo inúmeros frutos ao mesmo tempo.
Mas essa denominação botânica não impede que o chamemos de fruto ou de fruta, afinal sua forma de cultivo, comercialização e consumo, o inclui dentre as mais variadas frutas que conhecemos.
SAIBA MAIS:
Feios, mas com os mesmos nutrientes: conheça os alimentos imperfeitos
Propriedades do morango

O morango é um alimento de baixo valor calórico, sendo 36kcal por porção, considerando que uma porção equivale a 120g do produto. Apresenta como nutriente predominante o carboidrato disponível e a vitamina C.A vitamina C é um antioxidante que ajuda a combater os radicais livres e, quando ingerida em quantidades recomendadas diariamente, contribui com a diminuição do risco de diversas doenças.
Como integrante do grupo de frutas vermelhas, o morango contém flavonoides em sua composição. Os flavonoides são compostos bioativos presentes em alimentos de origem vegetal. Em função de suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas podem estar associados com à diminuição de riscos de doenças cardíacas e de alguns tipos de câncer.
DICA: Os morangos só devem ser lavados na hora de consumir pois a umidade aumenta a atividade microbiológica, acelerando a deterioração do produto. Isso prejudica o sabor e o aroma do fruto. Manter o cálice ajuda a conservar os morangos por maior tempo, por isso mantenha-os no fruto até a hora de consumir e remova-os somente após lavar os morangos.
Saboroso e muito sensível, o morango exige muito cuidado na produção
O morango apresenta um sistema de cultivo bastante complexo. Devido a condições climáticas, às exigências fisiológicas e ao desenvolvimento de doenças, são necessárias diversas práticas agrícolas para adequação do sistema de produção dessa cultura.

O uso de coberturas mortas vegetais ou filmes plásticos é uma das práticas adotadas pelo sistema de produção de morango em praticamente todo o mundo. Com o objetivo principal de controlar as plantas daninhas e reduzir a evaporação da água do solo, essa técnica proporciona melhores condições de cultivo.
Também são utilizadas medidas de controle de pragas e doenças na cultura. O uso de variedades resistentes, controle da irrigação, controle químico, cultivo protegido (estufas) são alguns exemplos dessas medidas.
Cada vez mais, são desenvolvidas pesquisas com o objetivo de melhorar o cultivo de morango, baseado em procedimentos racionais na utilização de insumos químicos, visando à sustentabilidade do uso dos recursos naturais.
SAIBA MAIS
Pimentão, a hortaliça que conquistou a culinária mundial
E quanto aos resíduos de agrotóxicos no morango, é seguro consumi-lo?
Com fama de ser uma das frutas que mais possuem resíduos de agrotóxicos, muitas pessoas se preocupam com o consumo desse alimento. Mas em um estudo realizado de 2013 a 2015 pela Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) mostrou resultados satisfatórios na análise de amostras desse fruto.
Esse estudo monitorou o risco agudo de resíduos de agrotóxicos nos alimentos para a saúde. Esse tipo de risco está relacionado às intoxicações que podem ocorrer dentro de um período de 24 horas após o consumo de alimentos que contenham resíduos.
De 157 amostras de morango analisadas, apenas uma apresentou potencial risco agudo, sendo que no montante avaliado, 99,4% foram consideradas satisfatórias quanto ao risco desses resíduos nesse fruto.
Produção de morango no Brasil
Em 2018, foi feito um levantamento do setor hortifrúti, que apontou que a cultura do morango ocupa uma área de aproximadamente 5,2 mil hectares do território brasileiro. São produzidas quase 140 mil toneladas desse fruto por ano. Mais de 50% da produção do País se concentra no estado de Minas Gerais. Mas os estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul também representam grande parcela da produção brasileira.
As principais variedades de morango produzidas no Brasil são:
- Camarosa;
- Campinas;
- Chandler;
- Dover;
- Guarani;
- Oso Grande e outras.