[REQ_ERR: 403] [KTrafficClient] Something is wrong. Enable debug mode to see the reason. Beterraba é considerada uma mina de ouro em antioxidantes – Organic store

Beterraba é considerada uma mina de ouro em antioxidantes

A beterraba (Beta vulgaris L.) é uma hortaliça popular e que agrada consumidores de todo o mundo. Você sabe qual é o benefício da beterraba? Essa raiz possui excelente densidade nutricional, ou seja, baixo valor calórico e variedade de vitaminas, minerais e compostos bioativos. Já o teor de fibras fornece propriedades tecnológicas interessantes para a indústria de alimentos, como enriquecimento de massas, bolos e biscoitos.

Não bastasse esses benefícios, a cor roxo-avermelhada da beterraba ocorre devido a presença de betalaínas. Ou seja, um pigmento natural, pouco encontrado na natureza e com propriedades antioxidantes associadas à proteção contra doenças degenerativas.


No Brasil, a principal matéria-prima para produção de sacarose é a cana. Mas você sabia, que em países de clima frio, a fonte de açúcar é um tipo de beterraba? Isso mesmo, a variedade Beta vulgaris subsp. vulgaris, conhecida como beterraba sacarina é utilizada para de até 30% da sacarose produzida no mundo. E pode saber, você provavelmente já se deliciou com algum doce a base de beterraba, caso tenha passado férias na Europa.


produtores de beterraba do brasil

O consumo no Brasil

Sendo assim, no Brasil, a beterraba é destinada para alimentação e pode ser encontrada no mercado de várias maneiras, como produtos inteiros, cozidos, enlatados ou fatiados e pré lavados. Em 2019, foram comercializadas mais de 103 mil toneladas e os principais produtores foram os estados de Minas Gerais e São Paulo. No entanto, a produção da hortaliça também ocorre em outros estados. Conheça algumas das cidades produtoras desse vegetal no infográfico acima.

Informação nutricional da beterraba

Além disso, apesar do seu gosto adocicado, a beterraba é um alimento pouco calórico e pode ser consumida por pessoas com diabetes (de acordo com orientação de um médico e nutricionista). As opções para consumo são bastante variadas: crua, cozida, na salada, em sopas e em sucos, não existe uma forma ideal de consumi-la.

Quais são os principais nutrientes da beterraba?

Essa hortaliça contém antioxidantes (carotenoides, flavonoides), minerais (cálcio, fósforo e potássio) e vitaminas (A, complexo B, e vitamina C).

Beterraba: os verdadeiros “poderes”

Quer conhecer as principais potências da beterraba? Então, é só conferir a seguir!

Possui um raro composto

A cor roxa da beterraba deve-se a presença das betalaínas, um pigmento hidrossolúvel que contém nitrogênio e está presente em todos órgãos da hortaliça. Dessa forma, o composto está presente em apenas treze famílias de plantas, sendo que as principais fontes desse nutriente, para indústria de alimento, são o fruto de uma espécie de cacto (Opuntia ficus-indica) e a beterraba.

Nesse sentido, astudos já colocaram a beterraba como um dos dez mais potentes alimentos com ação antioxidantes.

Além disso, outros trabalhos relataram que as betalaínas podem agir como:

  •       Antiviral;
  •       Antimicrobiano;
  •       Anti-inflamatório;
  •       Protege o colesterol bom;
  •       Proteção contra doenças degenerativas;
  •       Prevenção de câncer de próstata e de estômago;
  •       Previnem doenças cardiovasculares.

Portanto, para aproveitar esse nutriente ao máximo, é importante consumir beterrabas cruas. Esse pigmento pode perder sua atividade em temperaturas acima de 25°C. Ou seja, cozinhar beterrabas pode não ser uma boa ideia.

CTA hidroponia

Qual a melhor maneira de consumir a beterraba?

Ao levar uma beterraba para casa é importante escolher aquelas de casca lisa e sem manchas ou rachaduras. Por isso, para que a hortaliça dure mais tempo na geladeira, siga essas dicas:

  •       Não lave a hortaliça até estar pronto para usar;
  •       Armazene em um saco respirável em gaveta na geladeira;
  •       Separe a parte folhosa deixando apenas uma haste de um dedo na beterraba;
  •       As folhas podem ser armazenadas na geladeira em outro recipiente e usadas como acelga.

Você sabia que a acelga também é uma variedade de beterraba? Bastante apreciada na culinária oriental, essa hortaliça de talos longos e firmes, com folhas verdes ou avermelhadas pertence à mesma espécie da beterraba que conhecemos (Beta vulgaris). A Beta vulgaris variedade cicla é a hortaliça folhosa e que conhecemos como acelga.


Outra ótima dica para evitar o desperdício, é retirar as folhas, lavar em água corrente e cozinhar a hortaliça. Dessa forma, após esse processo, retire a casca, corte em cubos e armazene no congelador dentro de sacos com zíper. Outra opção é fazer um delicioso purê. No entanto, evite congelar beterrabas que já estejam muito maduras pois esse processo concentra o sabor amadeirado.

E para aproveitar essa raiz por completo, cascas de beterraba e beterraba murcha podem ter uso para fazer corantes naturais. Quer saber mais sobre a beterraba e ainda descobrir 7 receitas para consumir esse alimento? Acesse uma página sobre beterraba no portal da Embrapa.

CTA dia da alimentação

Dá para plantar beterraba em casa?

O segredo para cultivar a beterraba é ter um solo fértil, solto e com bastante matéria orgânica. O solo. portanto, deve ser adubado duas semanas antes da semeadura, sendo importante manter a umidade (sem encharcar o solo) e um ph neutro ou pouco alcalino (6.5 a 7.5).

como plantar beterraba

As sementes (prefira as descortiçadas) devem ter plantio no outono ou inverno e levam de oito a onze semanas para chegarem no ponto de colheita. Nesse sentido, o importante é evitar altas temperaturas durante o crescimento da hortaliça.

Por ser uma raiz, a beterraba precisa de uma certa profundidade para se desenvolver. Dessa forma, deve-se plantar as sementes a pelo menos 2 cm abaixo da superfície do solo e com uma distância de pelo menos 15 cm. Por isso, deve se utilizar pequenos canteiros ou caixotes, recomenda-se o espaço de 1,2 metro de largura e de 20 a 30 centímetros de altura.

Pergunte ao Google, nós respondemos!

 A beterraba é fonte de quais nutrientes?

A beterraba é um alimento fonte de fibra alimentar e que  contém em sua composição  minerais, vitaminas e compostos fenólicos. Se destaca pelo alta concentração de betalaína, a qual é responsável pela cor característica do alimento. A beterraba apresenta pequena quantidade de ferro não heme em sua composição (0,21mg/100g alimento cozido) o que representa menos de 5% da recomendação  diária deste nutriente. 

 É verdade que a beterraba engrossa o sangue?

Os nutrientes presentes em uma porção de beterraba não tornam o sangue mais espesso que o normal. Na presença de doenças específicas ou uso de medicamentos prevalece a orientação de seu médico ou nutricionista.

Você sabe qual a melhor época para comprar beterraba?

Apesar de ser uma hortaliça de clima temperado, a produção da beterraba acontece no Brasil durante todo o ano. Nas CEASAS o preço médio do quilo variou entre 1,11a 1,99 reais, sendo que os valores mais baixos ocorreram nos meses de julho a setembro e os mais caros em novembro e dezembro.

preço médio da beterraba 2020